Forum und email

SQLite

Introdução

Esta é uma extensão para SQLite Embeddable SQL Database Engine. SQLite é uma biblioteca C que implementa um banco de dados SQL embutido. Programas que usam a biblioteca SQLite podem ter acesso a banco de dados SQL sem executar um processo RDBMS separado.

SQLite não é uma biblioteca de cliente usada para conectar com um grande servidor de banco de dados. SQLite é o servidor. A biblioteca SQLite lê e escreve diretamente para e do arquivo do banco de dados no disco.

Nota: Para maiores informações veja o Website do SQLite. (» https://sqlite.org/).

Instalação

Leia o arquivo INSTALL, o qual vem com o pacote. Ou use o instalador PEAR com "pear install sqlite". O SQLite em si esta incluído, você não precisa instalar nenhum programa adicional.

Usuários do Windows devem baixar a versão DLL da extensão SQLite aqui: (» php_sqlite.dll).

No PHP 5, a extensão SQLite e a engine são distribuidas juntos e é compilado por padrão.

Dependências

Para ter estas funções disponíveis, você deve compilar o PHP com suporte ao SQLite, ou carregar a extenção SQLite dinamicamente do seu php.ini.

Tipos Resource

Exitem dois recursos usados no SQLite. O primeiro é a conexão com o banco de dados e o segundo é o conjunto de resultados.

Constantes Pré-definidas

As funções sqlite_fetch_array() e sqlite_current() usam uma constante para os diferentes tipos de matrizes de resultado:

Constantes de busca do SQLite
constante o que faz
SQLITE_ASSOC As colunas são retornadas na matriz tendo o nome do campo como índice.
SQLITE_BOTH As colunas são retornadas na matriz tendo ambos índices, numérico e o nome do campo.
SQLITE_NUM As colunas são retornadas na matriz tendo um índice numérico para os campos. Este índice começa no 0, o primeiro campo no resultado.

Configurações em execução

O comportamento dessas funções podem ser modificado pelas configurações do php.ini.

Opções de configuração do SQLite
Nome Padrão Modificavel
sqlite.assoc_case 0 PHP_INI_ALL
Para maiores detalhes e definição das constantes PHP_INI_* veja ini_set().

Breve descrição das diretivas de configuração.

sqlite.assoc_case int

Aonde usar maiúsculas/minúsculas juntas (0), maiúsculas (1) ou minúsculas (2) nos índices.

Esta opção é útil principalmente quando você necessita compatibilidade com outros sistemas de banco de dados, aonde os nomes das colunas são sempre retornados como maiúsculas ou minúsculas, sem importar como estão os nomes atualmente no banco de dados.

A biblioteca SQLite retorna os nomes das colunas na sua letra atual ( que é o usado ao criar a tabela ). Quando sqlite.assoc_case for 0 a letra atual vai ser preservada. Quando for 1 ou 2, o PHP irá converter para maiúsculas ou minúsculas, respectivamente.

O uso desta opção incorre em uma pequena penalidade de performance, mas é MUITO mais rápido do que você faze-lo no script PHP.

Índice