A melhor maneira de instlar o PHP-GTK 2 no Linux é compila-o. Não existe pacote binário ou fonte disponÃvel por enquanto para qualquer distribuição, assim você não pode usar o seu gerenciador de pacotes favorito para instalar o PHP-GTK 2! Estas instruções devem ser válidas para a maioria das distribuições do linux, assim como outros sistemas compatÃveis com POSIX.
Existem duas maneiras de instalar o PHP-GTK 2 no seu sistema Linux. Você pode escolher usar a sua instalação PHP existente, ou decidir instalar uma separada e dedica-la ao PHP-GTK 2. O segundo metodo é mais simples e é recomendado para usuários com pouca ou nenhuma experiência em Linux. Em qualquer caso, você precisa da versão 2.6 ou posterior do Gtk+ instalada.
Apenas siga estes passos, e você estará certo! A primeira coisa que você precisa é uma copia limpa do PHP. Você pode escolher entre os ramos 5_1 ou 5_2, ambos funcionam bem:
$ cvs -d :pserver:cvsread@cvs.php.net:/repository login $ cvs -d :pserver:cvsread@cvs.php.net:/repository co -r PHP_5_2 php-src |
$ cd php-src $ ./buildconf $ ./configure --prefix=/opt/php5_2 --disable-cgi $ make $ su $ make install $ echo extension=php_gtk2.so >> /opt/php5_2/lib/php.ini $ /opt/php5_2/bin/php-config --extension-dir | xargs echo 'extension_dir=' >> /opt/php5_2/lib/php.ini |
Se o PHP no CVS atual não compilar, tente uma distribuição oficial na pagina de downloads do PHP, ou um snapshot.
Agora, vamos obter e instalar o PHP-GTK 2:
$ cd .. $ cvs -d :pserver:cvsread@cvs.php.net:/repository co php-gtk $ cd php-gtk $ ./buildconf --with-phpize=/opt/php5_2/bin/phpize $ ./configure --with-php-config=/opt/php5_2/bin/php-config $ make $ make install |
Você pode querer criar um link para o novo executável do PHP:
$ ln -s /opt/php5_2/bin/php /usr/bin/php-gtk |
Se você decidir adicionar o PHP-GTK 2 a sua instalação existente do PHP, certifique-se que a usa versão do PHP é ao menos 5.1 com o CLI ativado. PHP-GTK 2 NÃO irá funcionar com qualquer outra versão do PHP. Você pode conferir a sua versão do PHP digitando php -v na linha de comando. Não deixe de conferir se a palavra cli aparece na saÃda!
Agora, copie a versão mais recente a partir do CVS do PHP-GTK 2, ou baixe o pacote fonte, de acordo com as instruções na pagina de download do PHP-GTK 2. cd dentro do diretório copiado do CVS / diretório extraÃdo, e execute o seguinte:
$ ./buildconf $ ./configure $ make $ make install |
Isto deve funcionar para a maioria das pessoas. Entretanto, se houverem multiplas instalações do PHP na sua maquina ou você tem o PHP instalado em algum lugar exótico, você pode encontrar problemas. A maioria destes casos podem ser resolvidos especificando a exata localização dos arquivos phpize e php-config:
$ ./buildconf --with-phpize=/path/to/phpize $ ./configure --with-php-config=/path/to/php-config |
Antes que você possa usar o PHP-GTK 2, você precisa ativar a extensão no seu php.ini. Apenas adicione um
extension=php_gtk2.so |
Você pode testar se a instalação foi bem sucedida executando:
$ php -m | grep php-gtk |
Próximo, você pode tentar as aplicações de demonstração no diretório demos da fonte do php, ex. demos/phpgtk2-demo.php.