Forum und email

Summary

Espero que este tutorial tenha sido de algum uso em fazer você começar com o estilo de programação orientado a objetos no PHP-GTK 2. Antes de nós terminarmos, mais algumas dicas seguem.

  • Se você esta construindo uma aplicação extremamente grande, você deve querer dividir em multiplas classes: uma classe para cada módulo. Para a maioria das aplicações entretanto, uma única classe deve ser suficiente.
  • Se você usa várias classes em sua aplicação, a questão de acessar objetos de uma classe em outra aparece. Neste caso, tente criar uma hierarquia, uma classe principal com outras extendendo ela. Se isso não for possível, ao invés use varáveis globais (não recomendado).
  • Se mais de uma função de sua classe precisar acessar um widget, torne-o uma propriedade de classe. Entretanto se apenas uma função precisa dele, passe-o invés como um parâmetro.
  • Sempre tente extender as suas classes a partir da classe widget que irá formar a base da sua classe. Também lembre-se que você precisa construir este widget explicitamente usando o cmando parent::__construct();. Você pode acessar os metodos deste widget através da palavra chave this.
  • Mantenha as sua funções tão pequenas quanto possível. Todo o ponto da programação orientada a objetos é a modulização. Se uma função esta começando a ficar inchada, considere ividi-la. Uma ocorrencia fequente deste caso é quando você tentar todo o seu layout (complicado) no construtor em sí. Ao invés, divida em funções que criam partes do layout e junte-os todos no construtor.

Não esqueça de dar uma olhada na seção Gtk2_Components no PEAR. Todos os pacotes ali são feitos de código orientado a objetos de alta qualidade. Leia os seus fontes e imite.