session_set_save_handler
(PHP 4, PHP 5)
session_set_save_handler — Define a sequência de funções de armazenamento
Descrição
session_set_save_handler() define a sequência de funções de armazenamento que é usada para guardar e devolver dados associados à sessão. Esta é mais usual quando um quando um método de armazenamento, a não ser que aquele oferecido por sessões do PHP seja preferÃvel. i.e. Guardar dados de sessão em um banco de dados local. Retorna TRUE em caso de sucesso ou FALSE em falhas.
Nota: A função "write" handler não é executada até depois que o fluxo de saÃda esteja fechado. Assim, a saÃda de instruções debugging na função "write" handler poderá nunca ser vista pelo navegador. Se a saÃda debugging é necessária, ao invés disso é sugerido que a saÃda debug seja escrita para um arquivo.
O seguinte exemplo oferece um aramzenamento de sessão baseado em arquivos similar a sessões de PHP padrões save handler files . Este exemplo poderia facilmente ser extendido para outras bases de dados usando seu gerente de banco de dados favorito suportado pelo PHP.
A função "Read" deve retornar um valor string sempre que fizer o save handler trabalhar como o esperado. Retorna uma string vazia se não existe dados para ler. Retorna valores de outros handlers que estejam convertidos para expressões booleanas. TRUE em sucesso, FALSE em falha.
Os manipuladores Write e Close são chamados após os objetos serem destruÃdos desde o PHP 5.0.5. Então destruidores podem usar sessões mas o manipulador de sessão não pode usar objetos. Em versões anteriores, eles eram chamados na ordem oposta. è possÃvel usar session_write_close() a partir do destruidor para resolver este problema da galinha e do ovo.
Example#1 session_set_save_handler() exemplo
<?php
function open($save_path, $session_name)
{
global $sess_save_path, $sess_session_name;
$sess_save_path = $save_path;
$sess_session_name = $session_name;
return(true);
}
function close()
{
return(true);
}
function read($id)
{
global $sess_save_path, $sess_session_name;
$sess_file = "$sess_save_path/sess_$id";
if ($fp = @fopen($sess_file, "r")) {
$sess_data = fread($fp, filesize($sess_file));
return($sess_data);
} else {
return(""); // Must return "" here.
}
}
function write($id, $sess_data)
{
global $sess_save_path, $sess_session_name;
$sess_file = "$sess_save_path/sess_$id";
if ($fp = @fopen($sess_file, "w")) {
return(fwrite($fp, $sess_data));
} else {
return(false);
}
}
function destroy($id)
{
global $sess_save_path, $sess_session_name;
$sess_file = "$sess_save_path/sess_$id";
return(@unlink($sess_file));
}
/*********************************************
* WARNING - You will need to implement some *
* sort of garbage collection routine here. *
*********************************************/
function gc($maxlifetime)
{
return true;
}
session_set_save_handler("open", "close", "read", "write", "destroy", "gc");
session_start();
// proceed to use sessions normally
?>
Veja também a diretiva de configuração session.save_handler.