Forum und email

Notas de instalação para o OpenBSD

Essa seção contêm notas e dicas específicas para a instalação do PHP no » OpenBSD 3.6.

Usando Pacotes Binários

Usando pacotes binários para instalar o PHP no OpenBSD é o método recomendado e o mais simples. O pacote núcleo foi separado dos vários módulos, e cada um pode ser instalado e removido independentemente dos outros. Os arquivos necessários podem ser encontrados no CD do OpenBSD ou no FTP do site.

O pacote principal que você precisa instalar é o php4-core-4.3.8.tgz, que contem o engine básico (mais gettext e iconv). Depois, olhe os pacotes com módulos, como o php4-mysql-4.3.8.tgz ou php4-imap-4.3.8.tgz. Você precisa usar o comando phpxs para ativar e desativar esses módulos no seu arquivo php.ini.

Example#1 Exemplo de instalação de pacote no OpenBSD

# pkg_add php4-core-4.3.8.tgz
# /usr/local/sbin/phpxs -s
# cp /usr/local/share/doc/php4/php.ini-recommended /var/www/conf/php.ini
  (adiciona o módulo mysql)
# pkg_add php4-mysql-4.3.8.tgz
# /usr/local/sbin/phpxs -a mysql
  (adiciona o módulo imap)
# pkg_add php4-imap-4.3.8.tgz
# /usr/local/sbin/phpxs -a imap
  (remove o módulo mysql para teste)
# pkg_delete php4-mysql-4.3.8
# /usr/local/sbin/phpxs -r mysql
  (instala as bibliotecas do PEAR)
# pkg_add php4-pear-4.3.8.tgz

Leia o manual de » packages(7) para mais informações sobre pacotes binários no OpenBSD.

Usando Ports

Você também pode compilar o PHP dos fontes usando a » árvore ports. No entanto, isso só é recomendado para usuários familiarizado com OpenBSD. O port do PHP 4 é dividido em dois sub-diretórios: núcleo e extensões. O diretório de extensões gera sub-pacotes para todos os módulos suportados pelo PHP. Se você achar que não quer criar alguns dos módulos, use o comando no_* FLAVOR. Por exemplo, se você quiser que o módulo imap seja ignorado, atribua à FLAVOR o valor no_imap.

Problemas Comuns

  • A instalação padrão do Apache roda dentro de uma » prisão de chroot(2), que restrigirá os scripts PHP a acessar arquivos abaixo de /var/www. Você irá, portanto, precisar criar um diretório /var/www/tmp para que os arquivos de sessão do PHP sejam guardados, ou usar um backend alternativo para sessões. Além disso, sockets de bancos de dados devem ser colocados dentro da prisão ou escutar na interface localhost. Se você usar funções de rede, alguns arquivos do diretório /etc como /etc/resolv.conf e /etc/services precisarão ser movidos para /var/www/etc. O pacote PEAR do OpenBSD instala automaticamente nos diretórios corretos da prisão, então nenhuma modificação especial é necessária lá. Mais informação sobre o Apache do OpenBSD está disponível no » FAQ do OpenBSD.
  • O pacote do OpenBSD 3.6 para a extensão » gd precisa do XFree86 instalado. Se você não deseja usar algumas das funcionalidaes de fontes que requerem o X11, instale o pacote php4-gd-4.3.8-no_x11.tgz.

Releases Antigas

Releases mais antigas do OpenBSD usam o sistema de FLAVORS para compilar um PHP estaticamente linkado. Já que é difícil gerar pacotes binários usando esse método, ele é depreciado agora. Você pode ainda usar as árvores de port velhas e estáveis se assim desejar, mas eles não tem suporte pelo time do OpenBSD. Se você tiver algum comentário sobre isso, o atual responsável pela manutenção do port é Anil Madhavapeddy (avsm at openbsd dot org).