Forum und email

return

Se chamada em uma função, a instrução return() termina imediatamente a execução da função atual e retorna seu argumento como o valor da função. return() também termina a execução de uma instrução eval() ou de um script.

Se chamada no escopo global, a execução do script atual será terminada. Se o arquivo do script atual foi incluído com include() ou require(), então a execução é devolvida para o arquivo chamador. Especificamente para arquivos de script incluídos com include(), o valor fornecido para return() será devolvido como o valor da chamada include(). Se return() for chamado do arquivo de script principal, então o programa pára. Se o arquivo de script atual é o configurado em auto_prepend_file ou auto_append_file do php.ini, então a execução desses scripts é finalizada.

Para maiores informações, veja Retornando Valores.

Nota: Note que return() é um construtor de linguagem e não uma função, e parênteses em volta do argumento não é requerido. è comum deixa-los, e você atualmente deve faze-lo, já que o PHP tem menos trabalho para fazer neste caso.

Nota: Você jamais deve usar parênteses em torno da sua variável retornada ao retornar por referência, já que isto não irá funcionar. Você pode retornar apenas variáveis por referência, não o resultado de um comando. Se você usar return ($a); então você não esta retornando uma variável, mas o resultado da expressão ($a) (o qual é, claro, o valor de $a).